No final de 1945, logo depois do fim da 2ª guerra mundial a Europa e Ásia ficaram divididas em 2 blocos. O oeste dominado pelos EUA vivido pelo capitalismo, e o leste dominado pela URSS(União Soviética) pelo socialismo.
Hoje com a economia mundial globalizada, a tendência mundial é a formação de blocos econômicos. Seu objetivo é facilitar o comércio entre os países membros e a redução e isenção de impostos ou tarifas alfandegárias. Tentando também, buscar soluções para problemas comerciais em todo o mundo. Essa organização começou em 1957, quando foi criado a União Européia (UE) e ganhou ênfase durante a década de 90, depois da guerra mundial.
Esses blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comercias, muitos até obtendo a mesma moeda. Em tese essa é a nova tendência mundial, pois cada vez o comércio entre esses blocos econômicos crescem mais. Na atualidade existem 15 blocos econômicos em todo o mundo, sendo eles, NAFTA, APEC, MERCADO COMUM, CENTRO- AMERICANO, PACTO ANDINO, CARICOM, UNIÃO EUROPÉIA, CEA, CEI, AFTA, MCA entre outros.
Essa nova formação da união desses países pelo comércio traz fatores muito importantes que podemos definir com várias finalidades. O do bloco MERCOSUL foi fundado em 1991 por exemplo, e tem a de integração entre países membros da América do sul como o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Eles possuem o acordo da zona de livre comércio entre eles com uma baixa taxa alfandegária ou até mesmo isenção de certos produtos. Já na União Européia foi fundada em 1992 formado pela Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Itália, Portugal, Espanha, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia, e Suécia. Este bloco é mais avançado e possui maior interação entre os países membros, há uma zona de livre comércio e uma única moeda, o euro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário